
No Instagram, elas tem mais de 150 mil seguidores
Juntas, elas têm mais de 150 mil seguidores. Falando sobre de tudo um pouco, cada uma em sua área, as chateaubriandenses @kellychocolates, @mariaalicefelixx, @mikaellymendes, @nataliaasoaares, @beverlysonza e @larissaroella influenciam e informam pessoas pelo Brasil afora utilizando as redes sociais, principalmente o Instagram. São muitos stories por dia, comentando sobre algum assunto, ensinando algo ou vendendo produtos. Cada conteúdo é milimetricamente bem pensado e os olhos sempre nos números de curtidas e comentários.

Kelly Chocolates tem 82,9 mil seguidores
A profissão de digital influencer é a moda do momento. Todos os dias, pessoas novas surgem na rede em busca de novos seguidores, para assim aumentar sua audiência e possuir maior relevância na internet. Não pense que fazer isso é fácil. “Acho que um dos maiores desafios é você conseguir criar algo legal, que faça você se destacar no meio de tanta gente que faz a mesma coisa que você. E vai por mim, como criador de conteúdo para o Instagram, é difícil você fazer algo que que vai prender uma pessoa ao seu trabalho e que te faça conquistar públicos maiores. Carisma, singularidade, coragem e talento são indispensáveis na hora de atingir o público”, conta @beverlysonza.

Maria Alice Felix tem 23,7 mil seguidores
Elas contam que foram vários motivos que as levaram para essa carreira. “Comecei ser digital influencer por conta que sempre amei todo tipo de arte. Tenho o sonho de ser atriz desde pequena e, com a internet e sua influência, sinto isso mais próximo; amo fotografar e conversar com as pessoas via Instagram”, afirma @mariaalicefelixx. “Despertou em mim o interesse na influência digital quando percebi maior movimentação no fluxo do meu perfil nas redes sociais devido às minhas postagens”, lembra @mikaellymendes.
Apoio em casa
Em casa, muitas vezes, o apoio não vem. De acordo com as influenciadoras, até hoje, alguns familiares não entendem realmente o que elas fazem. “Meu pai, particularmente, não gosta muito desse exibicionismo todo. Ele é mais reservado [risos]; já o meu noivo é bem cauteloso, sempre me apoia”, detalha @nataliaasoaares. Já para @beverlysonza, a realidade é um pouco diferente. “Às vezes, a minha mãe acha que devo ter um emprego ‘normal’, no sentido de cumprir um horário e ter carteira assinada. Meu pai, como sempre, manda eu desistir, dizendo que isso não leva a lugar nenhum e que eu preciso sim de um emprego ‘de verdade’, porém, eu não dou ouvidos”, diz @beverlysonza.

Mikaelly Mendes é seguida por 10,1 mil seguidores
Planejamento
No dia a dia, o planejamento dos posts ocupa uma importante parte do tempo. A busca é sempre por conteúdos interativos e dinâmicos. “Temos também nossos dias ‘ruins’, ou aqueles que queremos ‘ficar na nossa’, porém, é algo que vamos aprendendo a lidar e quando se é alguém que interage com seu público, eles também acabam entendendo, muitas vezes, quando você dá aquela ‘sumidinha’”, revela @nataliaasoaares. “Meus dias são extremamente corridos. Quase sempre tenho fotos, recebidos e propagandas para gravar”, resume @mariaalicefelixx.
Recebidos do dia
Sobre os “recebidos”, que são presentes enviados por marcas na esperança que as digitais influencers façam uma propaganda de forma espontânea e sem custos, algumas dizem que recebem dependendo do momento e conteúdo publicado. “Por exemplo, eu costumo receber várias coisas quando meu trabalho é divulgado por artistas grandes, o que gera um certo interesse no meu engajamento para as lojas e marcas, como também quando as coisas estão ‘paradas’, eu recebo pouco”, lamenta @beverlysonza. “Já eu recebo muitos, todos os dias”, resume @mariaalicefelixx.
Parcerias com marcas
As marcas parceiras dos digitais influencers chateaubriandenses vão desde roupas, calçados, maquiagens a clínicas odontológicas. “Antes, eu fazia com empresas de cidades de fora, até eles começarem a não cumprir com os combinados. Atualmente, trabalho com lojas locais e não tenho nenhum tipo de marcas específicas; apenas avalio a confiabilidade, para poder passar algo confiável aos meus seguidores”, garante @nataliaasoaares. “Faço parceria com produtos que vejo que são de qualidade e que atrai o interesse do meu público, sendo da cidade ou não, tenho valores para cada produto”, detalha @mariaalicefelixx.

Natalia Soares tem 8,5 mil seguidores
Crescimento profissional
Do começo até hoje, elas contam que cresceram muito profissionalmente e que a evolução é evidente. “Venho em um caminho de dedicação e empenho, buscando a construção de um trabalho de divulgação, como também evolução pessoal e de autoconhecimento. Inúmeras portas se abriram. A expansão de oportunidades que surgiram em decorrer do meu esforço, quanto mais fui em busca de aprendizado e conhecimento, maior foi a conquista obtida ao decorrer dos dias”, assegura @mikaellymendes.
Cuidados com posts
Com milhares de seguidores no Instagram, os posts devem ser analisados e repensados várias vezes. “Procuro cuidar Muito com o conteúdo que posto, com os produtos que divulgo. Qualidade para mim é melhor que quantidade. Hoje, eu posso dizer que confio muito nos meus parceiros e em seus produtos; por isso divulgo”, @nataliaasoaares. “Tudo que eu falo nos stories tem de ser com muita cautela e todos os meus posts no feed são bem pensados”, garante @mariaalicefelixx.
Número de seguidores
Um caminho longo. Assim definiram as digitais influencers sobre o grande número de seguidores. “Foi bem ralado. Teve muita gente que dizia que eu havia comprado seguidores, além de outras críticas e problemas, mas contornei a situação”, detalha @nataliaasoaares. “Ingressei no Instagram em junho de 2012 e, desde então, minha rede social tornou-se o meio de interação com pessoas próximas e amigos, além da população chateaubriandense, expandindo ainda mais a comunicação e afinidade com os seguidores obtidos ao decorrer do tempo”, lembra @mikaellymendes.

Larissa Roella tem 12,5 mil seguidores
De modelo à digital influencer
Desde os 15 anos, @larissaroella já trabalhava como modelo, além de fazer divulgação com trabalhos na internet de uma forma simples, sem objetivo algum de se promover. “Com o passar do tempo, eu notei que as pessoas vinham falar comigo, pedir dicas, conselhos e, até mesmo, diziam se identificar com o que eu postava. Participei de processos seletivos para atriz e modelo; fui candidata à rainha da Barraca Americana da Expo Assis e isso tudo, sem que eu imaginasse, me ajudou ainda mais a me promover. Com o tempo, percebi a necessidade de realmente me considerar uma digital influencer, que nada mais é uma pessoa que influencia as outras com o seu conteúdo todos os dias. Hoje, faço trabalhos com empresas de Assis, Jesuítas, Maringá e já desfilei em Cascavel. Os desafios são grandes, pois demanda muito tempo, paciência e criatividade. O trabalho de digital influencer é muito importante para a comunidade, uma vez que nós somos vistas como um tipo de ‘modelo’ para a sociedade, que nos exige seguir com uma boa conduta. Hoje, faço o curso de Odontologia, em Maringá, e mesmo assim meus trabalhos como influenciadora nunca pararam. Tenho um trabalho remunerado e algumas parcerias fixas, o que é muito bom, pois as empresas estão cada vez mais vendo a necessidade de estar dentro da internet para que seja notada e, consequentemente, aumentar suas vendas”, conclui @larissaroella.

Beverly é seguida por 18,4 mil pessoas
Rompendo o preconceito
Sendo dragqueen, a @beverlysonza ganhou o Brasil com conteúdo para essa comunidade. Seus posts vão além de dicas sobre maquiagem e beleza. Para ela, o trabalho é mais que redes sociais. “Imagina como é ser o único menino gay em uma cidade pequena que faz um trabalho como dragqueen, além de desenvolver conteúdo para o Instagram, dando a cara a tapa, sendo quem realmente é, numa cidade que ainda não entende o que é o ‘Mundo Drag’, as performances, os shows que fazemos, a interação como público… é um tanto quanto complicado [risos]. Por isso, estou sempre fazendo meus shows em outras cidades, como, por exemplo, em Cascavel, onde a comunidade LGBTQ+ é bem mais aceita e temos mais lugares para frequentarmos. Infelizmente, Assis não está preparada para esse tipo de público, mas ainda estou aqui, para fazer com que isso mude”, conclui @beverlysonza.
Números que só crescem
Em Assis Chateaubriand, criando conteúdo de qualidade voltados a mulheres, como mães e donas de casa, a digital influencer e criadora de conteúdo Kelly Cristina Berce (Kelly Chocolates), vê o seu número de seguidores crescer dia após dia. “Não é um trabalho fácil e rápido. É construído aos poucos, de forma orgânica [natural]. Cada conteúdo postado é feito com muito amor e cuidado. Tudo é planejado para atender, da melhor forma possível, quem está do outro lado vendo”, detalha Kelly. Nas redes sociais, conhecida como Kelly Chocolates, a chateaubriandense ensina a arte da culinária, principalmente sobre doces. No Instagram, ela já ultrapassou a marca de 82 mil seguidores. Já no TikTok ela tem mais de 200 mil pessoas que acompanham a conta profissional de Kelly