A Prefeitura de Assis Chateaubriand informou, no início da noite dessa quarta-feira (18), que poucas horas antes, a Secretaria Municipal de Saúde notificou a primeira suspeita do novo coronavírus (COVID-19) na cidade. Em nota, o Município detalhou que o caso investigado é de uma criança de 3 anos de idade que, nos últimos dias, esteve no Paraguai com sua família e apresentou sintomas característicos, como febre, tosse e coriza ao retornar do exterior.
Ela foi atendida em uma das unidades básicas de saúde, seu estado de saúde é estável e está sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica. O exame foi encaminhado para análise do Laboratório Central do Estado (LACEN), em Curitiba, e o resultado será divulgado nos próximos dias. Enquanto isso, a família está sendo monitorada e foi orientada a permanecer em quarentena, sem contato com outras pessoas, até que saia o resultado.
A Secretaria Municipal de Saúde afirma que todos os protocolos foram seguidos e que não há motivo para pânico na população, sendo essencial que todas as pessoas, entidades e organizações da sociedade sigam as recomendações e medidas de prevenção.
Na terça-feira (17), de forma preventiva, o Município publicou decreto, assinado pelo prefeito João Pegoraro, declarando situação de emergência no âmbito da saúde pública em razão do risco de surto do COVID-19, pelo período de 180 dias ou por tempo indeterminado.
O decreto estabelece várias estratégicas operacionais para contenção e enfrentamento ao vírus e, entre as medidas adotadas, foram suspensas as aulas na rede municipal e particular de ensino, todas as atividades esportivas e recreativas em grupos de idosos, gestantes, crianças, jovens e adultos, assim como a realização de eventos culturais e esportivos promovidos pelo Município, que permitam aglomeração de pessoas.
O Governo Municipal recomenda que tais medidas sejam seguidas por toda sociedade, evitando a realização de festas, palestras, cerimônias religiosas e demais eventos.
Fonte: Assessoria de imprensa/Prefeitura