
Começa a funcionar na segunda-feira (30)
Para aperfeiçoar o atendimento à população neste período de preocupação com a pandemia do novo coronavírus, Assis Chateaubriand saiu na frente e a Secretaria de Saúde está instalando o Ambulatório Referência de Síndrome Gripal, com o objetivo de centralizar os pacientes que apresentam sintomas respiratórios e que podem se configurar como casos suspeitos do COVID-19.
A estrutura vem sendo montada em anexo à Unidade Central de Saúde Maria Efigênia e começa a funcionar na segunda-feira (30). O espaço contará com 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos, que farão atendimentos específicos a quem procurar pelo sistema público de saúde com problemas respiratórios, após passarem por triagem nos demais postos e saúde e Hospital Beneficente.
“Avaliando a realidade de outras regiões e aquilo que já aconteceu em outros países, a tendência é que o número de suspeitas de coronavírus cresça rapidamente nas próximas semanas em Assis Chateaubriand. Para evitar a concentração de pessoas nos postos de saúde e para que esses pacientes recebam tratamentos específicos, decidimos por criar uma estrutura referência”, destacou o secretário de Saúde, Renato Augusto Marcon.
O Ambulatório atenderá das 7h às 19h, de segunda a sábado. A ação é preventiva a possíveis surtos do novo vírus em nossa região, realidade que já em algumas cidades do Paraná que possuem vários casos confirmados.
Até o fim da tarde desta sexta-feira (27), nenhum caso de COVID foi confirmado na cidade, mas há 11 suspeitas já foram registradas. Delas, 2 tiveram resultados negativos, após exames laboratoriais, e outras 9 aguardam análise do Laboratório Central do Estado.
Outras especialidades
Com a criação do Ambulatório Referência de Síndrome Gripal, o atendimento às demais especialidades será deslocado para os seguintes locais:
– Pediatra: No CIASP do Jardim Progresso e na Unidade de Saúde do Conjunto Cristo Rei;
– Ginecologia: Na Unidade de Saúde do Jardim Panorama;
– Curativos: Na Unidade de Saúde do Jardim Araçá;
A Secretaria de Saúde afirma que todos os postos contarão com médicos em determinados períodos.
Fonte: Assessoria de imprensa/Prefeitura de Assis