Um dia histórico para Assis Chateaubriand. Nesse feriado de Finados (2) foi realizada a primeira captação de órgãos no Hospital Beneficente Moacir Micheletto. Após ser confirmado que o paciente estava em morte encefálica foi oportunizado pela família a doação de órgãos. Como um ato de generosidade, a família disse sim à doação de órgãos.
A captação ocorreu no centro cirúrgico do hospital, contando com a participação dos colaboradores da casa de saúde local e a equipe captadora do Hospital do Câncer de Cascavel – Centro de Referência no Oeste do Paraná (UOPECCAN). Na cirurgia foram captados dois rins.
Durante todo o processo houve a participação da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e a equipe de Organização Procura de Órgãos (OPO) de Cascavel. Para o provedor do Hospital Beneficente Moacir Micheletto, Herminho Moura, todo esse trabalho foi um marco para a Instituição, que ajudará a salvar duas vidas.
O médico Nestor Saucedo Junior, cirurgião do transplante da UOPECCAN Cascavel coordenou a ação e fala sobre o procedimento e apresenta mais detalhes. Ouça a entrevista no vídeo abaixo:
Fonte e fotos: Herminho Moura