
Limpeza, conservação e manutenção de canteiros, praças e calçadas pelos bairros com recolha de lixo e entulho descartados por moradores
A Prefeitura está fazendo mais um grande mutirão de limpeza, conservação e manutenção nos bairros da cidade, que compreende a recolha de entulhos e lixo acumulado pelos moradores, poda de árvores e grama dos canteiros e a pintura dos meios-fios. Por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, nesta semana os trabalhos se concentraram nos jardins Progresso e Araçá.
Alguns locais já são velhos conhecidos como depósitos de entulhos, como nas proximidades da creche da Avenida São Paulo, mais conhecida como CEMIC. Segundo o secretário Edson Fernandes, o Piranha, algumas pessoas insistem em depositar lixo onde é proibido ou fora de época para esse tipo de descarte, conforme cronograma de recolha da Prefeitura. “Recentemente, em menos de dois meses fizemos duas recolhas de entulhos naquele local”, reclama Piranha.
O secretário chama a atenção para que as pessoas denunciem os infratores, se possível com fotos pelo celular, para que as providências cabíveis sejam tomadas, em nome da limpeza e da saúde da população. “A Prefeitura providencia a limpeza e recolha de material descartado, mas nas épocas corretas, para que tenhamos condições de manter a cidade limpa”, avisa o secretário, lembrando que a Prefeitura está realizando esses serviços inclusive aos sábados, para cumprir a demanda.
Consciência
Piranha destaca que há ainda pessoas que não se conscientizaram que não se deve jogar lixo nos canteiros centrais, apesar das placas de proibição. “A gente contar com a ajuda da população para denunciar. Não podemos permitir que nosso bairro fique com aspecto de sujo e abandonado. Em alguns lugares, as equipes de limpeza acabam de passar e já tem alguém jogando lixo novamente, principalmente galhadas de árvores”, reclama o secretário.
Uma nova remessa de placas está sendo preparada para serem colocadas nos canteiros centrais com o aviso de que é “proibido jogar lixo”.
Abandono de lotes
Outro eterno problema, destacado por Piranha, são os lotes abandonados, que os proprietários não mantêm a limpeza. “Não são muitos esses terrenos, mais os que existem incomodam a vizinhança. Temos tomado providências buscando localizar e intimar os donos a tomarem providências. Quando não são tomadas, a Prefeitura realiza a limpeza e lança multa no IPTU do lote. Pode demorar, mas as consequências para os proprietários virão um dia, porque as dívidas vão sendo ajuizadas”, alerta o secretário.
Nos próximos dias esse serviço se estenderá aos demais bairros, até chegar ao Centro.
Vistoria do prefeito
Nesta quinta-feira (18), o prefeito João Pegoraro passou pelos bairros onde estão sendo realizados os mutirões e postou várias fotos em sua página na rede social, falando do trabalho em um post. “Além das muitas obras que estão acontecendo no município, também estamos trabalhando para deixar nossa cidade limpa e bonita. Mutirões de limpeza estão acontecendo ao mesmo tempo, trazendo um belo contraste com o céu azul desta quinta-feira e as flores da época do ano. E o trabalho será estendido para outras regiões da cidade”, prometeu Pegoraro.