Pior da pandemia pode ter passado, mas perigo não, afirma secretário municipal de Saúde

By 8 de setembro de 2020 Reportagens
Publicidade

Secretário: Vai depender do comportamento das pessoas

Por Clóvis de Almeida

Em entrevista à nossa reportagem, o secretário municipal de Saúde, Renato Marcon, diz acreditar ser possível que o pior da pandemia do coronavírus em Assis Chateaubriand já tenha passado, mas que ainda não é momento para achar que estamos fora de perigo e, em razão disso, não se pode correr o risco de uma liberação das medidas de proteção já estabelecidas pelos protocolos de saúde. “Vai depender do comportamento das pessoas”, explica o secretário, em relação ao que pode acontecer daqui para frente.

Renato chama a atenção para a importância de as pessoas continuarem a manter os protocolos de segurança, como, o uso de máscaras, a não aglomeração e a distância entre as pessoas em locais públicos, no trabalho e em qualquer lugar que não seja possível evitar de ir. “Podemos ter que voltar atrás nas decisões para evitar o pior”, alerta o secretário, para salientar a necessidade de as pessoas continuarem com as medidas protetivas.

O secretário afirma que as equipes da Secretaria Municipal de Saúde buscam acertar para evitar o menor número de erros possíveis. “Infelizmente, não temos fórmula para essa pandemia. Países que se achavam preparados para tudo se mostraram incapazes mediante a Covid-19. Vamos torcer que isso passe e logo descubram uma vacina”, lamenta e torce Renato Marcon.

Sobre as medidas que o município tomou desde o início da pandemia, o secretário garante que todas estiveram e continuam conforme preconiza a Secretaria Estadual de Saúde, dentro das possibilidades. “Fizemos tudo o que era possível tecnicamente fazer. Planejamos nossas ‘ações covid’ desde o início da pandemia. Não tínhamos fórmulas, mas toda a rede que montamos na cidade, constituindo um ambulatório de disfunção respiratória, deu super certo. Em nenhum momento, a nossa Secretaria perdeu o controle da situação, como aconteceu em muitos lugares no Paraná. Administramos os investimentos com responsabilidade. A promotoria tem feito diversos elogios pela nossa condução, serena e responsável”, explica o secretário Renato.

Veja o boletim da Covid-19 de Assis de hoje: 

Ver boletim
CompartilharShare on whatsapp
Whatsapp
Share on facebook
Facebook
Publicidade
A cópia sem autorização é proibida. Para reprodução do conteúdo, entre em contato conosco.