Setor de eventos sofre consequências da pandemia

By 26 de março de 2020 Reportagens
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Renegociações e mudança de atuação nos negócios estão entre as estratégias para tentar reduzir os impactos da crise

A real dimensão das consequências da pandemia do Coronavírus na economia brasileira, ainda é impossível de ser avaliada. Mas os donos de pequenos negócios já enfrentam, em pouco mais de uma semana de crise, uma nova realidade com a perda de clientes e contratos, que impõe a adoção de um conjunto de medidas para reduzir o tamanho das perdas e permitir que as empresas continuem de pé. Um dos setores mais prejudicados, sem dúvida, foi o de produção de eventos, atingido diretamente pelas medidas de restrição que proíbem a realização de reuniões, festas, congressos e outros eventos públicos. Dados levantados pelo Sebrae e pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), apontam que cerca de 95,4% do setor é composto por MEI, microempresas e empresas de pequeno porte, somando mais de 297 mil empresas.

A chateaubriandense Ivete Bilk é a proprietária da Estilo Cerimonial – assessoria e organização de eventos me Assis Chateaubriand, que opera no mercado desde 2008. De acordo com ela, a empresa de pequeno porte precisou se adequar à nova realidade. Ivete afirma que a maioria dos eventos de sua agenda está sendo transferida, até por que ela se colocou à disposição dos seus clientes logo que as notícias foram divulgadas. “Estou muito preocupada com todo o cenário. Sei o quanto é necessários as medidas de isolamento, mas não sabemos como sobreviveremos a tudo isso por tanto tempo. E, desses seguimentos de festas, temos ainda nossos colegas fotógrafos, decoradores, buffets, seguranças, bandas e Dj’s, enfim, tantos outros que estão na mesma situação que a nossa”, relata a empresária.

Confira as dicas do Sebrae
1. Negocie com os clientes para remarcarem o evento em lugar de cancelar. Essa medida evita que a empresa tenha de devolver dinheiro, o que nesse momento pode provocar um desequilíbrio no caixa;
2. Negocie com os espaços de eventos os valores pagos pela locação em forma de créditos;
3. Negocie com patrocinadores pela manutenção dos aportes financeiros e outras modalidades de parcerias já firmadas;
4. Estude as alternativas possíveis para manter a equipe. A crise não vai durar para sempre e você vai precisar de pessoal qualificado para retomar as atividades quando tudo passar;
5. Negocie a extensão de prazos e redução de juros junto às instituições credoras.
(Dados do Sebrae/Paraná)

Fonte: Assessoria de imprensa/Estilo Cerimonial | Foto: Grupo Lamore

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