Artigo | Saiba a diferença entre os testes de Covid-19

By 11 de maio de 2020 Reportagens
Publicidade

Drº Eduardo Camargo Pires é biomédico no Laboratório Assis

Tendo em vista alguns questionamentos sobre as diferenças das duas metodologias para Covid-19: PCR (em tempo real) e sorologia, o biomédico de Assis Chateaubriand, Eduardo Camargo Pires, escreveu este artigo. Confira:

PCR em tempo real: É o teste padrão-ouro para o diagnóstico de infecção por coronavírus, cuja técnica detecta o RNA viral em amostras coletadas por swab da cavidade nasal e orofaringe, por aspirado de secreção da nasofaringe ou até de vias aéreas inferiores. Até esse momento, é considerado o método de referência no Brasil para confirmar Covid-19.

O RT-PCR permanece sendo o teste de escolha para pacientes sintomáticos na fase aguda. O Ministério da Saúde recomenda que o teste seja coletado entre o 3º e 7º dias de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior, podendo ser coletado até o 10º dia.  Após o sétimo dia, a positividade do RT-PCR começa a cair, chegando a 45%.

Sorologia: São testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG em amostra de sangue venoso do paciente, por imunoensaio automatizado em metodologia de Quimioluminescência/Fluorescência que apresenta maior sensibilidade quando comparado a um teste rápido. Como o organismo só começa a produzir anticorpos após a infecção já estar instalada, os anticorpos da classe IgM, de fase aguda de infecção, possuem maior sensibilidade após o 7º dia de início dos sintomas. Ressaltamos que a sorologia apresenta baixo valor preditivo negativo e, por isso, um resultado negativo não exclui a presença da doença. A presença de anticorpos da classe IgG para definição da imunidade adquirida ocorre com melhor sensibilidade após o 15º dia de início dos sintomas.

O teste rápido também detecta IGG/IGM e é feito através da punção digital. Porém, esse teste tem várias marcas e a sensibilidade dele se torna baixa em alguns casos, podendo ter uma reação cruzada ou falso negativo.

Resultados negativos não excluem a infecção por SARS-CoV-2 e resultados positivos não podem ser usados como evidência absoluta da doença. O resultado deve ser interpretado com auxílio dos dados clínicos e outros exames laboratoriais confirmatórios.

Em Assis Chateaubriand, o Laboratório Assis possui o exame de sorologia e fica pronto no mesmo dia. Não realiza exames do tipo “testes rápidos”; somente sorologia por equipamentos.

Drº Eduardo Camargo Pires
Laboratório Assis

CompartilharShare on whatsapp
Whatsapp
Share on facebook
Facebook
Publicidade
Don`t copy text!