Saúde de Assis já atendeu 3.500 pessoas no Ambulatório Referência

By 24 de julho de 2020 Reportagens
Publicidade

Exames swabs de nasofaringe e orofaringe são coletados e encaminhados ao Laboratório Central do Estado

Por Assessoria de imprensa/Prefeitura

Os altos investimentos emergenciais que o Governo de Assis Chateaubriand vem realizando na área da saúde para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) estão proporcionando resultados satisfatórios. Relatório da Secretaria Municipal mostra que o Ambulatório Referência de Síndrome Gripal já fez mais de 3.500 atendimentos até esta semana. O Ambulatório foi criado com o objetivo de centralizar pacientes que apresentam sintomas respiratórios e que podem se configurar como casos suspeitos da doença.

Para garantir a estrutura que já foi digna de elogios no âmbito regional, a Prefeitura já investiu mais de meio milhão de reais em caráter emergencial. Foram destinados R$ 588 mil para contratação de novos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de realocar servidores para auxiliar em funções administrativas.

Estrutura atende das 7h às 19h

Os investimentos também ocorrem na aquisição de medicamentos, equipamentos de proteção individual e demais insumos necessários. Todas as informações podem ser acessadas pelo Portal da Transparência Covid-19, pois o Município tem como princípio dar clareza de como estão sendo feitos os investimentos dos recursos públicos, seja do cofre municipal ou do Estado e da União.

De acordo com o prefeito João Pegoraro, assim que o vírus começou a avançar no Brasil, foi realizado um planejamento para colocar em operação uma estrutura adequada que, neste mês de julho, vem atendendo mais de 70 pessoas, por dia.

Pacientes que necessitam de transporte são levados até suas casas pela Secretaria de Saúde

“Com o objetivo principal de salvar vidas, a Secretaria Municipal de Saúde projetou uma estrutura específica para atendermos à crescente demanda de pacientes que já era esperada, com base na realidade enfrentada por cidades de outros países. Hoje, em média, por semana, atendemos em torno de 400 pessoas sintomáticas no ambulatório. E vale ressaltar que, por mês, a nossa administração também está investindo R$ 650 mil no Hospital Beneficente”, diz o prefeito Pegoraro.

Conforme relatório parcial, das 3.447 consultas médicas realizadas entre 25 março e 22 de julho, 510 pacientes foram encaminhados de outras Unidades Básicas de Saúde para o Ambulatório Referência. Entre os pacientes atendidos, 1.261 foram diagnosticados com suspeitas de Covid e, quando necessário, encaminhados para o Hospital Beneficente, passando a receber tratamento imediato e acompanhamento das equipes de saúde do Município.

Testes rápidos são realizados de acordo com o período de início dos sintomas

“Esse atendimento precoce certamente já evitou o registro de novas mortes em decorrência do coronavírus. Pois, desta forma, estamos conseguindo conter o agravamento dos sintomas com tratamento prévio dos pacientes”, afirma o secretário de Saúde, Renato Augusto Marcon.

Análise também é feita por hemograma

O Ambulatório Referência funciona na Unidade Central de Saúde Maria Efigênia atende das 7h às 19h.

Boletim de hoje

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand confirmou 4 novos casos de coronavírus (Covid-19) no município, conforme aponta o boletim publicado na noite desta sexta-feira (24). Na atualização foram registrados três mulheres 27, 31 e 47 anos de idade, e um homem de 24 anos. Agora, o número oficial de contaminados na cidade chega a 232 pessoas, além de outros 30 com resultado positivo em exames feitos em laboratório particular. As pessoas curadas na cidade são 195.

Entre os 30 pacientes em tratamento, um está internado na UTI e outro na enfermaria do Hospital Beneficente.

CompartilharShare on whatsapp
Whatsapp
Share on facebook
Facebook
Publicidade
Don`t copy text!