Associação Hospitalar Moacir Micheletto presta contas de 2023

By 11 de dezembro de 2023 Reportagens
Publicidade

Em solenidade pública na manhã de sábado (9), a diretoria da Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto realizou a prestação de contas anual da entidade. Com gráficos e números das unidades em Assis Chateaubriand e em Santa Helena, o evento reuniu colaboradores e associados à entidade, autoridades e imprensa no Teatro Municipal Deputado Federal Moacir Micheletto.

Até o momento neste ano, nas duas unidades, foram realizados 90.707 atendimentos no pronto atendimento (urgência e emergência), sendo 45.225 em Assis Chateaubriand e 45.482 na filial de Santa Helena (PR). Já em cirurgias, o número está em 2.446 procedimentos no total até o momento, sendo 1.495 em Assis e 951 em Santa Helena. Em internamentos via SUS foram 6.016 no total, sendo 1.702 na filial de Santa Helena e 4.314 na matriz de Assis Chateaubriand. Neste ano ainda foi realizado o primeiro transplante de órgãos em Assis Chateaubriand, em 2 de novembro, sendo captados dois rins.

De acordo com o provedor da Associação Hospitalar Moacir Micheletto, Hémerson Ricardo da Silva Moura (Herminho), por se tratar de uma entidade beneficente, nada mais justo que a sociedade ter essa prestação de contas. “A comunidade caminha e participa junto com a gente. Todo fim de ano é de praxe a gente realizar essa prestação de contas. Além daqui todos os números apresentados são enviados aos órgãos reguladores da instituição. Para nós, 2023 foi um ano de mudanças. Tivemos alterações nos conselheiros, tornei-me provedor e o Miguel assumiu como diretor à frente do Hospital”, detalha Herminho.

Sobre recursos, Herminho destaca que a entidade conseguiu bastante apoio dos governos estadual e municipal no ano que passou. “Graças a Deus, temos colocado cada vez mais ordem na casa e estamos nos ajeitando. Óbvio que estamos falando de uma instituição de saúde e, a cada dia que passa, aparece um desafio diferente. Da melhor maneira possível vamos buscar sanar os problemas. Em questão de saúde financeira, finalizamos o ano de uma maneira muito positiva”, resume Herminho.

Para este ano são cerca de R$ 12 milhões em repasses do Município de Assis Chateaubriand ao Hospital Beneficente. Representando o governo municipal, o vice-prefeito licenciado e superintendente de Administração e Finanças, Cloves Luiz Angeleli, esteve presente na prestação de contas. “É um sonho de várias mãos. Estamos completando 10 anos de Associação Hospitalar e era uma busca que tivéssemos um pronto atendimento com profissionais presentes na unidade. Temos qualidade no serviço, o que ainda buscamos é atender prontamente, mas todos são atendidos. Temos prioridades conforme a fila de atendimento. Hoje, as pessoas entendem isso com mais facilidade. Neste ano também ampliamos o atendimento na Unidade Maria Efigênia, durante a semana, até as 22h, para aquelas pessoas que trabalham e não conseguem ir durante o dia ao posto de saúde, ‘desafogando’ o hospital. A prestação de contas vem para mostrar para a sociedade que a Associação Hospitalar está sendo bem conduzida”, assegura Cloves.

Segundo a presidente da Câmara de Vereadores, Franciane Micheletto, o mesmo valor de repasse deste ano já foi aprovado para 2024. “Participamos e ficamos felizes com os resultados. São dez anos de construção de hospital beneficente. Entre altos e baixos, muito já se foi alcançado. Ficamos felizes em ver esse resultado dessa união de forças entre o Executivo, Legislativo e a sociedade civil organizada em prol do hospital, para poder ofertar esse serviço de saúde à comunidade. Um bom dia para ver esses números e parabenizar a todos que fazem que isso se torne realidade”, concluiu Franciane.

CompartilharShare on whatsapp
Whatsapp
Share on facebook
Facebook
Publicidade
Don`t copy text!