Casarão de 1921 onde viveu Assis Chateaubriand está à venda por R$ 60 milhões

By 27 de dezembro de 2023 Reportagens
Publicidade

Por Revista Casa e Jardim

A famosa Casa Amarela, que pertenceu ao jornalista, escritor, advogado, professor de direito, empresário, mecenas e político brasileiro Assis Chateaubriandestá à venda por R$ 60 milhões. Ele “emprestou” seu nome ao município de Assis Chateaubriand, localizado no Oeste do Paraná.

Foto: Dicastanha Fotografia / Divulgação

Localizada no Jardim Europa, em São Paulo capital, a mansão de estilo colonial português fica em um terreno de 2.535 m² e possui 1.200 m² de área construída.

propriedade foi construída pelo italiano Ângelo de Bortoli, em 1921, com a intenção de abrigar imigrantes que chegavam ao Brasil e funcionava como uma casa de aluguel.

“Diferentemente do que ocorre hoje, em tempos de especulação imobiliária, o valor do aluguel era baixíssimo, pois o objetivo principal de Ângelo não era lucrar, mas, sim, acolher quem chegasse”, conta Ricardo Lapoian, corretor parceiro da Pilar, plataforma para corretores autônomos e imobiliárias de alto padrão.

Foto: Dicastanha Fotografia / Divulgação

Há cerca de 10 anos, a casa foi reformada por Sig Bergamin. A decoração combina referências clássicas e contemporâneas, incluindo lustres Baccarat e papéis de parede franceses em alguns cômodos.

O ambiente de destaque é um amplo living principal com pé-direito duplo e uma enorme lareira. Há também uma sala de jantar toda revestida de madeira nobre, com alguns elementos de marchetaria, realizada na época pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Segundo Ricardo, há pouco mais de 2 anos, embora a casa estivesse em bom estado, os atuais proprietários realizaram alguns trabalhos de restauração de ladrilhos originais, vitrais e marcenaria. Também foi trocado todo sistema de segurança e adicionado um gerador de energia e dois elevadores, um interno e outro externo.

Foto: Dicastanha Fotografia / Divulgação

Fonte: Revista Casa e Jardim

CompartilharShare on whatsapp
Whatsapp
Share on facebook
Facebook
Publicidade
Don`t copy text!