Conheça os diferentes tipos de teste para Covid-19

By 28 de julho de 2020 Reportagens
Publicidade

Para uma resposta mais rápida e de tomada de decisão, o Laboratório Assis disponibiliza o exame de PCR em 24 horas

Por José Eduardo Camargo Pires (Biomédico)

Existe, atualmente no mercado, uma série de testes disponíveis para diagnóstico da Covid-19. Por conta disso, várias dúvidas podem surgir a respeito de qual teste seria mais adequado, qual a precisão de cada um e quais os significados dos termos técnicos utilizados. Ao longo da semana, traremos informações detalhadas a respeito, para que você esteja cada vez mais atualizado sobre o assunto. Começaremos detalhando os tipos de testes existentes até a presente data.

RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction) é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe (nariz).

Passo a passo da RT-PCR:
Transforma RNA do vírus em DNA. Esse DNA é amplificado. Se houver material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal, que é captado pelo equipamento em traduzido em resultado positivo. Em caso de resultado positivo, a suspeita de Covid-19 é confirmada.
Para realizar o procedimento é necessário ter a solicitação do seu médico. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia, pois ao fim desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. Ou seja, o teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.

Para ter uma resposta mais rápida e de tomada de decisão, o Laboratório Assis disponibiliza o exame de PCR com resultado em 24 horas. É indicado, inclusive, para aquelas pessoas que ficam em isolamento aguardando o resultado ou o tempo da quarentena porque não se enquadraram no protocolo de coleta. Para saber mais detalhes sobre o exame ou para agendar  a coleta, clique no botão abaixo.

Saber Mais
CompartilharShare on whatsapp
Whatsapp
Share on facebook
Facebook
Publicidade
Don`t copy text!