Cuidado com escorpiões: até o momento são 79 acidentes em Assis Chateaubriand

By 8 de dezembro de 2023 Reportagens
Publicidade

O município de Assis Chateaubriand, por meio da Secretaria de Saúde, vem alertar a população sobre a presença de escorpiões na cidade.

Conforme dados do Setor de Vigilância Epidemiológica do município, até o dia 6 de dezembro, neste ano foram contabilizados 79 acidentes com animais peçonhentos, no caso específico de escorpiões. Os jardins com maior índice de acidentes foram América e Jardim Jussara com 14 acidentes em cada localidade, seguido por 11 na área central, 9 no Jardim Araçá e 7 na zona rural. De janeiro até agora foram capturados 1.686 escorpiões.

Para combater essa situação foi implantado o trabalho de dois agentes que realizam visitas às casas onde foram encontrados escorpiões. Esses agentes fazem uma varredura nas quadras e nas casas em volta, a fim de identificar possíveis focos de infestação. Desde o início do ano, já foram realizadas mais de 1.289 visitas de bloqueio. No Jardim América, lado do Paço Municipal foram 230 e outro local com número elevado foi no Jardim Jussara onde os agentes registraram 175 visitas.

É importante que medidas preventivas sejam tomadas, como a utilização de protetor de porta, a manutenção do quintal sempre limpo e a limpeza periódica das caixas de gordura, que devem ser mantidas vedadas.

Caso encontre um escorpião, é recomendado que seja levado à Vigilância Sanitária ou que entre em contato pelo telefone 44 99153-6755. Em casos de acidentes, é fundamental que o acidentado seja levado imediatamente ao hospital mais próximo. Se possível, o escorpião deve ser levado junto para identificação e facilitar o atendimento.

Vale ressaltar que o escorpião pode ser perigoso e até mesmo letal em alguns casos. Portanto, é fundamental que a população esteja atenta e tome medidas preventivas para evitar acidentes. A Secretaria de Saúde está à disposição para esclarecer dúvidas e orientar sobre as melhores práticas para evitar a presença desses animais.

Conforme o secretário de Saúde, Fábio Fantin Camilo, é de extrema importância que todos conheçam os “4 A” do escorpião: Acesso, Abrigo, Alimento e Água. Esses são os fatores que atraem esses animais para nossos lares, portanto, devemos estar atentos a cada um deles. “A prevenção é a melhor forma de combater esse problema. Vamos unir forças e adotar práticas adequadas para evitar a proliferação dos escorpiões em nossa cidade. A saúde e a segurança de todos dependem do nosso engajamento nesta causa”, ressaltou Camilo.

Para controlar a proliferação de escorpiões a Vigilância Sanitária segue as orientações do Ministério da Saúde, onde é preconizado realizar a busca ativa na residência que foi encontrado o escorpião e também nas residências limítrofes da residência positiva, esse trabalho é chamado de bloqueio que é realizado por dois Agentes de Endemias que trabalham exclusivamente para atender esses casos.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

CompartilharShare on whatsapp
Whatsapp
Share on facebook
Facebook
Publicidade
Don`t copy text!