Encerramento do Projeto ‘Ler é Viajar Sem Sair do Lugar’ é realizado com apresentações

By 27 de novembro de 2023 Reportagens
Publicidade

Nos dias  23 e 24 de novembro ocorreu o encerramento do Projeto “Ler é Viajar, Sem Sair do Lugar” no Teatro Municipal Deputado Federal Moacir Micheletto. Foram realizadas 20 apresentações, sendo que 15 escolas com histórias de livros em forma de teatro. Já os 5 CMEIs, apresentaram histórias por meio da música.

O objetivo foi de incentivar os projetos de Contação de história e leitura, realizados nos Centros Municipais de Educação infantil e todas as Escolas da rede Municipal de Ensino, abrangendo um total de 4.493 alunos.

A iniciativa teve como propósito levar os baús com os livros de literatura para todas as salas de aula da rede municipal de ensino, promovendo a formação do leitor desde a infância, período em que os hábitos são formados. A literatura infantil desempenha um papel essencial no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, exercendo influência positiva na aprendizagem.

Durante o evento de encerramento, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Fátima Aparecida Sobral da Silva, ressaltou a importância do projeto para a comunidade educacional. Ela destacou que a leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos, além de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

O Vice-prefeito licenciado e Superintendente de Administração e Finanças, Cloves Luiz Angeleli, também esteve presente no evento e enfatizou a importância da leitura como um instrumento transformador na vida das pessoas. Ele ressaltou que a leitura é capaz de abrir portas, expandir horizontes e proporcionar novas perspectivas.

De acordo com Vânia Coladelo, coordenadora do projeto, o aluno deve perceber que a leitura pode contribuir para sua emancipação, tornando-o um cidadão mais consciente, com visão mais ampla de mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.

Além das autoridades mencionadas, o evento contou com a presença do Vice-presidente da Câmara de Vereadores, Francisco do Nascimento, Valdemar da Silva Melato, Secretário de Saúde; Fábio Fantin Camilo, Presidente do Conselho Municipal de Educação; Rosimeire Cisz Lorenzini, Presidente do Fundeb; Solange Rampazzo Evangelista, Presidente do Conselho Tutelar; Kássia Katiussia Santos Silva, e Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Aureni Alves Pego.

O acesso à literatura desde a infância é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e jovens, contribuindo para a formação de indivíduos críticos, criativos e conscientes.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

CompartilharShare on whatsapp
Whatsapp
Share on facebook
Facebook
Publicidade
Don`t copy text!