Município orienta população para que não ofereça alimentos a animais silvestres

By 11 de outubro de 2023 Reportagens
Publicidade

É com grande preocupação que o município de Assis Chateaubriand tem observado a prática de frequentadores do Parque Municipal São Francisco de Assis (Horto) oferecem alimentos aos macacos e aos quatis. Vale ressaltar que essa atitude não é recomendada, pois afeta o comportamento dos animais silvestres e prejudica a natureza.

Há elevado risco na transmissão de doenças entre humanos e animais, além de aumentar o risco de mordidas acidentais, transmitindo diversas doenças, como: raiva, varíola, herpes e hantavírus.

Além disso, há um elevado risco na transmissão de doenças entre humanos e animais. Ainda mais, ao oferecer alimentos inadequados como chips e bolachas, os visitantes podem causar graves problemas de saúde nos animais, como diabete, problemas no trato digestivo, cáries e perda de dentes, levando até à morte do animal por inanição.

É importante lembrar que alimentar os macacos, quatis e demais animais silvestres faz com que associam os visitantes à comida, tornando os passeios e piqueniques no Parque Municipal São Francisco de Assis (Horto) incômodos.

O prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, orienta a população com relação ao assunto. “Pedimos encarecidamente que não alimentem os animais. Preservar a tranquilidade e a sensação de harmonia que a natureza oferece é essencial para a preservação da fauna e flora do parque”, salientou Valtinho.

“Contamos com a colaboração de todos para mantermos o Parque Municipal São Francisco de Assis (Horto) um ambiente saudável e seguro para todos os seus frequentadores e reforço o pedido para que não ofereçam alimentos aos animais silvestres”, destacou o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Leandro Silva Carlos.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

CompartilharShare on whatsapp
Whatsapp
Share on facebook
Facebook
Publicidade
Don`t copy text!