Sicoob leva educação financeira para mais de 4 mil alunos de escolas municipais

By 13 de novembro de 2023 Reportagens
Publicidade

Durante o ano de 2023, o Sicoob Médio Oeste contemplou com o Programa Financinhas mais de 4 mil alunos da rede municipal de ensino dos municípios de Assis Chateaubriand, Jesuítas, Cafelândia, Nova Aurora e Tupãssi. A Coleção Financinhas, idealizada pelo Instituto do Sicoob, é uma iniciativa faz parte do projeto de educação financeira voltado para crianças do Ensino Fundamental, de 6 a 12 anos.

“A leitura é uma excelente oportunidade para ensinar aos pequenos a relação saudável com o dinheiro e porque nem sempre os pais podem comprar o que os filhos desejam”, afirma a analista de Desenvolvimento Cooperativo, Janete Bilk.

Até o momento, a coleção é composta por quatro livros: Caio Achou uma moedinha; Margô e Davi foram ao mercadinho; Miguel, Aninha e Dedé ganharam um dinheirinho e Marina esqueceu de desligar a televisão. As histórias foram escritas por Gabriela Pelli, redatora publicitária do Sicoob Confederação.

O objetivo dos livros é fazer com que as crianças aprendam sobre educação financeira, e se tornem adultos mais conscientes e capazes de fazer melhores escolhas com relação ao uso do dinheiro.
Entre as lições que as crianças aprendem estão a importância de poupar por meio da comparação entre desejo e necessidade, como evitar o consumo compulsivo, meios de gerar de renda e sustentabilidade, a importância do orçamento e o conceito de que nem sempre o produto mais barato é a melhor opção. Os livrinhos acompanham atividades práticas, dedoches e recortes de notas de dinheiro.

“Além de lúdicos e divertidos, os livros ensinam e reforçam conceitos que contribuem para a cidadania financeira das crianças, criando uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro, e fortalecendo a autodisciplina dos pequenos consumidores”, finaliza Janete Bilk.

Quer conhecer mais sobre a Coleção Financinhas do Sicoob? Acesso o site e faça o download do material.
https://www.institutosicoob.org.br/programas/eixo-cidadania-financeira/programa-financinhas.html

CompartilharShare on whatsapp
Whatsapp
Share on facebook
Facebook
Publicidade
Don`t copy text!