Sicoob Médio Oeste distribuí R$ 5,2 milhões em juros ao capital social para associados

By 8 de janeiro de 2024 Reportagens
Publicidade

O Sicoob Médio Oeste creditou R$ 5,2 milhões em remuneração sobre o capital social dos seus associados em 2023. O valor é 45% superior ao pago no ano anterior e foi creditado na conta capital dos associados no dia 29/12/23. Sendo a remuneração equivalente a 100% da Taxa Selic.

O capital social que o cooperado possui investido na cooperativa cresce ano a ano, fortalecendo a cooperativa e sendo um forma de investimento segura em com ótima rentabilidade para o cooperado.

O capital social compõe o patrimônio líquido da cooperativa e é fundamental para determinar o montante de recursos que pode ser emprestado aos associados, o crescimento do capital social possibilita que cooperativa amplie a oferta de crédito e apoio às atividades na região onde ela está inserida.

Mas o que é o capital social?
O capital social é a principal fonte de construção do patrimônio de uma cooperativa. É formado pela soma de todas as cotas-partes dos cooperados – quantia depositada quando se tornam “sócios do negócio” e valores de aportes realizados a qualquer momento.
Esses recursos servem como suporte para o crescimento da instituição. O capital social representa o poder de investimento, o que favorece a expansão da cooperativa, maior oferta de linhas de crédito, com menores taxas e melhores condições de pagamento, além de segurança e estabilidade nas operações.
Na ausência dele, as cooperativas perderiam a independência financeira. No entanto, esse valor não é fixo. Ele cresce à medida que novos cooperados passam a aderir ao negócio e quando associados realizam aportes financeiros espontâneos.
O aporte voluntário é uma prática essencial para a saúde financeira da cooperativa e demonstra a confiança dos cooperados no negócio. Ele é feito por pessoas que enxergam no capital social uma forma de poupar.

Quais os benefícios do capital social para os cooperados?
Primeiramente, é importante destacar que, quanto maior o capital social, mais consolidada será a cooperativa. Saber o que é capital social é fundamental para entender a importância do seu valor de adesão, sem contar que essa quantia é uma espécie de investimento e dá retorno nas possibilidades de serviços e produtos que a instituição oferece.
Sendo assim, é possível afirmar que o capital social de uma cooperativa tem impacto direto nos cooperados, gerando compartilhamento dos resultados positivos e garantia de uma reserva financeira a ser resgatada futuramente. É importante destacar que não há taxas de manutenção da conta capital.
Há, ainda, outros benefícios, tanto para a cooperativa quanto para os cooperados. Para saber quais, converse com um gerente em uma agência da Sicoob mais próxima de você.

Fonte:  Assessoria/Sicoob

CompartilharShare on whatsapp
Whatsapp
Share on facebook
Facebook
Publicidade
Don`t copy text!